quinta-feira, 13 de junho de 2013

NOVA CENTRAL, CSPB E ENTIDADES FILIADAS PARTICIPAM DA 102º CONFERÊNCIA DA OIT

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) realiza sua 102ª Conferência Internacional do Trabalho de 5 a 20 de junho de 2013, em Genebra, na Suíça.



Cerca de 5.000 delegados representando governos, empregadores e trabalhadores dos 185 Países Membros da OIT irão debater, entre outros, temas relacionados com a proteção social, o desenvolvimento sustentável, o diálogo social e o serviço público.

O Brasil está presente com significativa delegação representando todas as suas centrais sindicais. Participam da conferência os principais líderes dos servidores públicos das mais diversificadas tendências políticas, mas que convergem quanto à urgência da regulamentação da Convenção 151 da OIT.

O Brasil se encontra inadimplente perante a OIT após ter depositado, no ano de 2010, o decreto legislativo que adotou a Convenção 151 da OIT e tinha até o mês de junho de 2012 para regulamenta-la. Neste contexto, a CSPB e as demais centrais sindicais que participam da conferência, pretendem agir no sentido de que a OIT tome as providências necessárias para que imediatamente o Governo Brasileiro envie ao Congresso Nacional a regulamentação da referida Convenção.

Também serão discutidos na conferência temas de extremo interesse da Classe Trabalhadora como: Emprego e proteção social no novo contexto demográfico, desenvolvimento sustentável, o trabalho decente e os empregos verdes.

Além do tema Diálogo Social, onde serão debatidas as tendências, os desafios e as oportunidades relacionadas com os atores e as instituições de diálogo social através de uma avaliação das diversas realidades e necessidades que existem no contexto da globalização, será analisada, também, a situação dos trabalhadores nos territórios árabes ocupados.

O presidente da Fessergs e diretor de Assuntos Internacionais da CSPB, Sérgio Arnoud, integra a delegação brasileira, e é Delegado Adjunto dos Trabalhadores junto à Conferência Tripartite que reúne também representação de empregadores e Governos.

Segundo Arnoud, que integra a Comissão sobre o Desenvolvimento sustentável, há uma intensa mobilização das delegações internacionais de trabalhadores no sentido de questionar a aplicação da Convenção 151 da OIT que dispõe sobre liberdade de organização sindical, direito a negociação coletiva e direito de greve para os servidores públicos.

Na quarta-feira (05) a ISP - Internacional dos Serviços Públicos reuniu todos os delegados servidores públicos inscritos na Conferência, para discutir os pontos que devem ser enfatizados ao longo dos trabalhos.

A NCST - Nova Central Sindical dos Trabalhadores participa da conferência com numerosa delegação que está integrando as diversas comissões. A CSPB irá intensificar sua participação à partir da próxima sexta-feira (14), quando está prevista a chegada de grande delegação formada por diretores e representantes da entidade.

SECOM/CSPB - Com informações da Sindserf/RJ e da Fessergs

Nenhum comentário:

Postar um comentário