quinta-feira, 1 de maio de 2014

Em assembleia geral, funcionários públicos de Caxambu aprovam campanha para salvar a cidade



Na última terça-feira, 29 de abril, em uma assembleia histórica, os trabalhadores funcionários públicos municipais de Caxambu, dos mais diferentes segmentos, aprovaram por unanimidade o lançamento de uma campanha em conjunto com toda a população para salvar a cidade.


Durante a assembleia, a categoria debateu os rumos que o movimento tem tomando ao longo das últimas semanas. A comissão do funcionalismo público descreveu como se deu a reunião com o prefeito no dia anterior. Confirmaram-se as informações prévias que o chefe do executivo municipal, o Sr. Ojandir, descumpriu com o acordo do dia 8 de abril – em ata tomada e assinada por todos. De acordo com a comissão, o corte de pontos dos funcionários mobilizados e que exerceram o direito de greve desrespeita não somente a lei de greve (lei 7.738/89) como também desrespeita a todos aqueles que confiaram em sua palavra. Diante de uma atitude que desonra qualquer promessa ou acordo – seja ela falada, escrita e assinada –, concluiu-se que não existe nenhuma possibilidade de se conquistar melhores salários, direitos e condições de trabalho com esse senhor ocupando esse cargo, devido a falta total de confiança geral. Além disso, as demais atitudes do prefeito (assédio a uma companheira da comissão e tentativa de agressão e ameaça ao presidente do Sindiscaxa, ambos registrados em Boletim de Ocorrência), demonstram que esse senhor não merece ser o prefeito de uma cidade.

A categoria aprovou as seguintes propostas:

1. Que nenhum funcionário municipal (educação, obras, depósito, meio ambiente, saúde, etc.) irá repor os dias parados, até que a prefeitura pague os dias descontados indevidamente;
2. Manifestação na Praça 16 de Setembro, com toda a população, no sábado (03 de maio), a partir das 10 horas;
3. Boicote às atividades da prefeitura, como o Arraiá da Educação e demais outros eventos que dependam da boa vontade dos funcionários públicos, evitando assim a propaganda pessoal do prefeito;
4. Organização imediata dos comitês populares nos bairros, nos quais a própria população se organizará e se mobilizará, com a ajuda e participação dos funcionários públicos;
5. Mobilização permanente do funcionalismo público, em conjunto com a população caxambuense, na luta pela salvação da cidade, até que o prefeito saia de seu cargo.

Nesse momento, a luta dos funcionários públicos municipais de Caxambu se funde com a luta de toda a população. É gritante a situação no qual se encontra a cidade. Bairros abandonados, descuido, perda do hospital, entre outros, são apenas o reflexo da ação de um senhor que se acredita ser o dono da cidade, um déspota que imagina estar acima das leis, das instituições e do próprio povo.

Os funcionários públicos municipais de Caxambu foram a vanguarda, a ponta de lança de um processo poderosíssimo, mas que agora alcançou uma nova etapa. Não há saídas para a cidade com essa gestão. Por isso a comissão e a categoria conclamam a toda a população a adentrar nessa campanha. Organizem nos bairros os comitês populares, autônomos e independentes, que dêem voz e poder à população. A organização do povo é a sua maior demonstração de força .

Participem da manifestação convocada pela categoria. Será sábado, a partir das 10 horas, na Praça 16 de Setembro.

SOMENTE A LUTA MUDA A VIDA!

UNIDOS, SOMOS MUITO MAIS FORTES!

Fonte: Sind - UTE M - MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário