quarta-feira, 29 de maio de 2013

CSPB NA LUTA PELA EVOLUÇÃO DOS DIREITOS TRABALHISTAS

A Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB) participou do lançamento do texto para discussão sobre "A proteção constitucional do trabalhador: 25 anos da Constituição Federal de 1988”, de autoria de Roberta Maria Corrêa de Assis.


O evento foi realizado na biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, no Senado Federal, às 17h desta quinta-feira (23). O senador Paulo Paim (PT/RS) abriu o lançamento do texto de discussão, que trata da evolução dos direitos trabalhistas desde a promulgação da Constituição Federal de 1988. Direitos estes pelos quais a CSPB luta, ïncansavelmente, desde a sua fundação.

O convite do lançamento do texto de discussão número 127, do Núcleo de Estudo de Pesquisa do Senado, foi feito ao presidente da CSPB, João Domingos Gomes dos Santos, pela diretora geral do Senado Federal, Doris Romariz Peixoto e pelo consultor geral legislativo do Senado, Paulo Mohn.

O presidente da confederação foi representado secretário geral da CSPB, Lineu Mazano, e pelo diretor de Comunicação, Aldo Liberato, que na oportunidade, também receberam da autora um exemplar da obra, autografado, para João Domingos.

A Constitutição de 1988 é o marco mais importante da democracia que ressurge, portal que encerra os anos de chumbo e abre os caminhos para a reconstrução de um Estado Democrático de Direito.

Fonte: FESEMPRE

terça-feira, 21 de maio de 2013

História – Como surgiu a ASSOCIAÇÃO dos Servidores Públicos Municipais de Caxambu.


Vamos resgatar um pouco da história do SINDISCAXA. Relembrar como surgiu o sindicato, que teve início com uma ASSOCIAÇÃO. Conheça quem foram os dedicados colegas que se empenharam para que a empreitada tivesse sucesso. Leia abaixo a transcrição da ata de fundação e saiba como teve início este trabalho.
A associação foi fundada em uma reunião realizada em 18 de março de 1989, (ATA Nº 01) sob a Presidência do Sr. AUGUSTO JOSÉ SACCHI GOMES.
Aos quinze dias do mês de março de 1989, a Rua Major Penha, nº 242, reuniu-se os Servidores Públicos Municipais, para resolverem sobre a Fundação e Legalização da respectiva ASSOCIAÇÃO PROFISSONAL. Havendo numero legal, foi aclamado para presidir a sessão o Sr. AUGUSTO JOSÉ SACCHI GOMES, que ao assumir convidou para Secretario o Sr. ARGEMIRO AUGUSTO GALDINO. Iniciada a sessão o Sr. Presidente teceu ligeiras considerações em torno do objetivo da reunião e, após, ofereceu a palavra a quem desejasse fazer uso. Falou então o Sr. JULIO CÉSAR GARCIA MAGALHÃES, um dos principais animadores da idéia da Fundação da Associação, fazendo uma explanação sobre a conveniência da fundação de nossa entidade de classe, chamando a atenção dos presentes para as vantagens que decorriam dessa iniciativa para os exercentes da atividade, atualmente ao desamparo da proteção que somente órgãos dessa natureza podem proporcionar. Dizendo ainda que a associação fosse fundada e registrada todos passariam a desfrutar das prerrogativas que lhe asseguram a Lei Sindical, assistindo-nos em nossas reivindicações e pugnando pelos nossos direitos. Concluída a explanação do Sr. JULIO CÉSAR GARCIA MAGALHÃES, o Sr. Presidente pôs em votação a idéia da Fundação da Associação, sendo esta aprovada por unanimidade. E, em seguida passou para a leitura, discussão e aprovação do Estatuto Social, sendo aprovado sem restrições contendo 31 artigos.
Procedeu-se a seguir a escolha de uma Diretoria Provisória, par reger a Entidade até a obtenção da sua investidura sindical, sendo eleitos e imediatamente empossados os seguintes colegas:

 Diretoria:
Presidente: Julio César Garcia Magalhães
Vice-Presidente: Vicente de Paulo dos Santos
Secretário: Luiz Carlos Fernandes Ribeiro
Tesoureiro: Luiz Roberto Curi Silveira
Suplentes da Diretoria:
José Francisco dos Santos
Augusto José Sacchi Gomes
Moacir Antônio de Abreu
Conselho Fiscal: Efetivos
Realino José Pereira
Paulo César de Almeida Batista
Argemiro Augusto Galdino
Suplentes:
José Rubens Marcolino
Antônio César de Castro Dias
Maria Tereza Levenhagen Nogueira

O Sr. Presidente congratulou-se com a Assembléia pelas importantes resoluções que acabava de tomar tendo cumprimentado os componentes da primeira diretoria da Associação aos quais ofereceu sua integral colaboração, afirmando ter certeza de que os demais companheiros não deixariam de acompanhá-lo em sua manifestação, como uma decorrência lógica de solidariedade que acabavam de demonstrar, ao acolher unanimente a idéia de fundação do órgão.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

FUNDADAÇÃO DO SINDICATO DE SERVIDORES EM CONCEIÇÃO DO RIO VERDE



A fundação se deu no dia 19 de março e contou com a presença dos representantes da Federação na assembléia geral de fundação Sr. Afonso e Dra. Mariana. O Presidente do SINDISCAXA, Sr. Júlio Tadeu, esteve na cerimônia de fundação do Sindicato de Conceição do Rio Verde, que se espelhou no funcionamento do Sindiscaxa para a implantação de seus trabalhos na cidade vizinha de Conceição do Rio Verde.  
O Sindicato de Conceição do Rio Verde nasce fortalecido e com prestígio regional, dado o trabalho destacado que vem sendo realizado pela FESEMPRE na defesa do servidor no Sul de Minas. Para o sindicalista, “a filiação da entidade à Federação confere respaldo para que seja respeitada junto à Administração Municipal e ao Poder Público de uma forma geral”. Parabéns aos fundadores desta entidade de Classe.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

1º de Maio em Caxambu

Nesse 1º de Maio, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) - subsede Caxambu - e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caxambu (SINDISCAXA), organizaram uma panfletagem no calçadão para lembrar a importância do dia para a história da classe trabalhadora. Um dia de luta e resistência dos trabalhadores do mundo contra a opressão, a exploração, e em prol de uma sociedade justa e igualitária.


Cássio Diniz, diretor estadual do Sind-UTE/MG, e Júlio Tadeu, presidente do SINDISCAXA


"Foi uma atividade pequena, é verdade. Mas devemos lembrar que não existe uma cultura e uma tradição acerca do 1º de Maio em Caxambu. Muitos vêem esse dia como um feriado qualquer, sem atribuir nenhum sentido histórico e atual. Exatamente como os opressores querem. Precisamos resgatar o significado desse dia, como está acontecendo em diversos países do mundo. Antes de ser uma data de descanso e festa, o 1º de Maio deve ser lembrado como um dia de luta", comentou o professor Cássio Diniz, que é diretor estadual do Sind-UTE/MG e coordenador da subsede Caxambu. Já o presidente do SINDISCAXA, Julio Tadeu, disse que o ato de hoje é apenas uma semente para os próximos anos. "Começamos hoje algo que crescerá para os próximos anos. Quem sabe no próximo ano teremos algo maior."


Fonte: SIND UTE CAXAMBU